As Princesas
Há muito, muito tempo, no tempo dos reis e rainhas, duas lindas princesas viviam num castelo, no país a que hoje chamamos França. O castelo ficava perto de um magnífico lago e tinha enormes jardins floridos e com árvores gigantes.
As princesas eram irmãs e muito amigas, a mais velha chamava-se Sofia Mafalda Catarina de Paris e a mais nova chamava-se Laura Leonor Vitória de Paris. Para se divertirem elas gostavam de dançar e brincar nos jardins do castelo, andar no baloiço e no escorrega.
Certo dia, depois de muita diversão, sentiram-se cansadas e cheias de calor. Então, decidiram descansar, num banco do jardim, à sombra de uma grande árvore. A princesa Sofia perguntou à princesa Laura:
- Olha Laura, gostarias de comer alguma coisa? Estou faminta!
- Sim, apetecia-me um bom gelado de chocolate! - respondeu a Laura.
-Então, anda! Vamos à cozinha pedir à Dona Emília! – disse, prontamente a Sofia.
Assim, lá foram as duas princesas e depressa voltaram para o banco de jardim, onde saborearam os seus deliciosos gelados.


Quando acabaram os gelados viram, na encosta de um monte próximo, um belo cavalo e um pónei, que se alimentavam das ervas que por ali cresceram.
- E se fossemos brincar com o pónei? - propôs a princesa Laura que era a mais aventureira.
- Vamos, mas não podemos demorar muito... – respondeu Sofia.
As duas irmãs caminharam até ao monte e aproximaram-se, devagarinho, para não assustarem os animais, mas eles eram muito dóceis e estavam habituados às pessoas.
As princesas sabiam montar, por isso, a Sofia subiu para o cavalo e Laura para o pónei, e galoparam até ao castelo.
Foi um belo passeio! Foi pequeno mas muito divertido!
Ao chegar ao castelo viram que os seus cabelos não estavam bonitos, pois ficaram todos emaranhados devido ao vento. Correram até aos quartos para se arranjarem: Laura fez duas tranças e Sofia escovou o seu cabelo comprido, cuidadosamente.
Sabem, as princesas têm que se apresentar sempre muito cuidadas e asseadas, senão não são princesas!…
A tarde corria emocionante e as duas princesas foram descansar na varanda do castelo, mas algo aconteceu. Ou melhor, algo se ouviu! Um gatinho miava, miava, parecia pedir socorro no jardim.
As duas irmãs desceram depressa as escadas e procuraram o gatinho. Foi quando viram um gatinho preto, com manchinhas brancas, cheio de fome e com muito medo!… Esperem, não era só um gatinho! Eram três gatinhos esfomeados e sem dono, perdidos no jardim real!...


As meninas correram à cozinha e pediram à Dona Emília comida para os gatinhos. Mas, que comida? Eram muito pequeninos!…
A Dona Emília lá arranjou uma taça com leite que os gatinhos beberam num instante!
- Olha Laura! E agora? Que vamos fazer com os gatinhos? Se calhar perderam a mãe gata! - disse Sofia um pouco triste e preocupada.
- Vamos falar com o senhor Bernardo, ele saberá o que fazer! - respondeu a princesa Laura.
E assim aconteceu! O senhor Bernardo, que era muito habilidoso, logo arranjou uma casinha para os gatinhos. Como eles ficaram contentes!
E as princesas? Bem, estavam muito felizes mas também muito cansadas pois foi um dia cheio de atividades e aventuras.
À noite, foram dormir cedo e sonharam bastante com o próximo dia.
Como é bom sonhar! E como é bom viver os nossos sonhos!
Boa noite!
Este conto foi escrito e ilustrado pela Alícia Vitória Neves e Ana Maria Santos (7 anos).