Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Contos Pequeninos de Meninas & Meninos

Somos um grupo de inventores de contos que incluem crianças, adolescentes e adultos no prazer de inventar, escrever e ilustrar os contos que nascem quando estamos juntos.

Contos Pequeninos de Meninas & Meninos

Somos um grupo de inventores de contos que incluem crianças, adolescentes e adultos no prazer de inventar, escrever e ilustrar os contos que nascem quando estamos juntos.

17.02.23

O livro dos desenhos grandes, o livro dos desenhos pequenos e o livro dos sonhos


Inventores de contos

Livro desenhos.JPGLivro do sonho.JPG

Naquela biblioteca da escola havia livros de todas as cores, tamanhos e feitios. Cada livro estava cheio de coisas

para mostrar: desenhos, histórias, lugares, máquinas, animais, etc.

O livro dos desenhos grandes era enorme, com páginas gigantes, muito grosso, com uma lombada larga e forte. Como era o maior livro da biblioteca só com a ajuda dos adultos é que as crianças o podiam desfolhar e ver os seus desenhos grandes sobre todos os lugares da Terra e as pessoas, animais e plantas que lá viviam. 

IMG_5729.JPG

O livro dos desenhos grandes achava-se muito importante e acreditava que era o melhor e mais fantástico livro da biblioteca. 

Quando os livros ficavam sozinhos falavam uns com os outros e ele era sempre arrogante e dizia:

- Vós, livrinhos pequenos, são tão fininhos, quase não vejo as vossas imagens… Os meus desenhos são mais bonitos e grandes…Vós contais historietas sem valor…E a vossa morada? A estante dos livros dos desenhos pequenos.

Pois é. O livro dos desenhos pequenos era um livrinho quadrado, com uma bonita capa em tecido, uma lombada delicada e fina. Tinha poucas páginas, desenhos pequenos que ilustravam um conto de encantar e de que todas as crianças gostavam.

Querem saber qual era o sonho do livro dos desenhos pequenos? Era ser enorme e importante, cheio de muitas folhas e talvez até ter desenhos grandes.

Muitas vezes o livro dos desenhos pequenos ficava triste porque sabia que nunca ia ser grande nem importante. Achava que não valia nada. 

- Tu , nem sonhes ser maior, nem importante! Claro que todos sabem que os livros não crescem , tu nunca serás um verdadeiro livro! - dizia o livro grande com voz forte.

Num dia em que estavam nestas conversas, o livro dos sonhos, que para variar estava acordado e de ouvido à escuta, disse que queria ter uma conversa importante com todos e perguntou se podia dizer o que pensava.

IMG_5737.JPG

Todos os livros da biblioteca ficaram em silêncio porque era muito raro ouvirem a voz do livro dos sonhos e estavam todos curiosos  sobre o que ele ia dizer.

O livro dos sonhos perguntou:

- Oh livro dos desenhos pequenos, achas que os meninos gostam de ti? Será que veem as tuas páginas com atenção? Levam-te para casa nas suas mochilas? E os pais dos meninos, será que lhes lêem as tuas histórias? 

O livro dos desenhos pequenos ficou um pouco envergonhado mas lá foi dizendo que sim, que gostavam dele, que gostava muito de ir conhecer o quarto dos meninos, que ficava feliz quando um menino trazia um amigo para o ver.

O livro dos desenhos grandes não conseguiu ficar calado a ouvir tudo isto e logo começou a dizer:

- Bem, todas essas são coisas importantes e boas, mas eu é que sou o maior livro da biblioteca e os meus desenhos são sobre coisas sérias e mais importantes!

O livro dos sonhos com toda a sua calma e bonomia disse-lhe:

-Oh livro grande,  para lá de falar e escuta um pouco!

Os meninos  levam-te para casa?E podem ver os teus desenhos grandes à vontade? E tu? Gostarias também de conhecer as casas dos meninos e de ir até aos seus quartos? E ser lido pelos pais das crianças? E não gostarias de sair mais vezes da prateleira para ir a outros lugares?

IMG_5727.JPG

O livro dos desenhos grandes ficou sem palavras, nunca tinha pensado naquelas coisas e agora que escutara o livro dos sonhos, deu por si a sonhar ser mais pequeno e a poder andar nas mãos dos meninos à vontade e a ir nas suas mochilas. 

O seu ar ufano e arrogante deu lugar a um ar sonhador e até um pouco triste.

Todos os livros da biblioteca estavam espantados, nunca tinham visto o livros dos desenhos grandes assim, nem parecia o mesmo, estava tão triste que até parecia mais pequeno.

Então, o livro dos sonhos perguntou aos outros livros se achavam que o livro dos desenhos grandes era o mais importante, ou se era o livro dos desenhos pequenos. 

Foi então que um pequeno dicionário lá do canto disse:

- Eu, eu, eu acho que todos os livros são importantes.  E todos os livros dão aos meninos coisas boas para aprenderem e se divertirem. Cada livro, à sua maneira, é importante.

IMG_5732.JPG

O livro dos sonhos sorriu e disse ao pequeno dicionário que ele tinha toda a razão. Que todos os livros eram importantes e que por estarem juntos naquele lugar mágico onde iam os meninos eram ainda mais importantes. 

O livro dos sonhos perguntou a todos os livros se gostariam de conversar mais vezes sobre o que lhes ia acontecendo ao longo do dia nas mãos dos meninos e dos adultos. Poderiam partilhar o que iam aprendendo e perceber o que cada um dava aos meninos.

IMG_5736.JPG

O que achas que os livros responderam?

E se os livros fossem pessoas? Há pessoas mais importantes do que as outras? Será que afinal todos somos parecidos com o livro dos desenhos pequenos, com o livro dos desenhos grandes ou com o livro dos sonhos? Ou será que às vezes somos parecidos com um e noutras vezes somos parecidos com outros?

 

Esta história foi inventada por Andreia Zvyahina (7 anos), Djullya Santos (7 anos), Madalena Costa (7 anos) e ilustrada por Madalena Oliveira (7 anos) guiadas pela mão de Celina Santiago e posta em palavras por Cristina Aveiro. 

 



3 comentários

Comentar post